Explicando a fundo a minha ideia de seis pilares do desenho.
Como rotacionar o foco entre as seis partes principais da arte.
Introdução
Eu desenho a muito muito tempo, mas eu sou grato a apenas uma dúzia de coisas que me fizeram realmente aprender a desenhar, a intenção desse texto é te mostrar de forma abstrata como você pode colocar em prática essas coisas importantes.
Em todas as seis coisas eu vou explicar primeiro de forma abstrata, e depois de forma mais prática e objetiva. Pense nesses pilares como necessidades a serem satisfeitas, que podem ser satisfeitas de muitas formas diferentes dependendo do seu processo e criatividade.
Esse sistema foi desenvolvido por que eu gosto de continuamente desenhar no meu sketchbook de imaginação, sempre melhorando minhas habilidades, e pra sempre ter algo pra desenhar.
1. Entrada de informação visual compreensível
Para facilitar, vamos chamar essa só de Input que significa entrada. Essa ideia eu aprendi enquanto aprendia idiomas.
Na comunidade de idiomas, é valorizado que você maximize a entrada de informação compreensível através de filmes, videos, livros. Por exemplo estar aprendendo inglês e vendo videos no youtube em inglês (foi assim que eu fiquei fluente aliás).
Eu adaptei isso pra aprender desenho, comecei a focar em aumentar a quantidade de imagens que eu via e estudava. Pra anatomia eu estudei livros tipo Michael Hampton, George Bridgman e também vi varias fotos. Não é só sobre ver mais coisas, mas tentar entender elas (copiar ajuda muito).
Então eu acabei por copiar vários livros de desenho várias vezes e sempre desenhar olhando pro Pinterest (o algoritmo é ótimo pra imagens).
A ideia central é que uma pessoa vendo videos em japonês e prestando atenção vai começar a notar alguns padrões e aprender algumas palavras. Mas essas informações tem que ser fáceis o suficiente, por isso quem aprende línguas começa com materiais mais fáceis tipo livros infantis. Você precisa ver a palavra CAT em inglês perto de imagens de gatos só umas 4 vezes, pra aprender a relação entre as duas coisas.
No desenho a parte de input é ver imagens, a parte compreensível é sobre ver imagens em livros e copiar elas para memorizar.
2. Memorização
Eu não sou um cientista, mas eu acredito que memorização se forma com leitura, é a melhor forma de melhorar de forma generalizada a memorização.
Eu recomendo uma leitura aqui meio difícil mas que vale a pena: http://matt.colorado.edu/teaching/highcog/readings/cs73.pdf
Esse pdf explica que a habilidade de memória fotográfica pode ser aprendida, é um experimento de xadrez. Pra te poupar tempo, a conclusão do estudo é que jogadores de xadrez através da experiência conseguem ganhar uma memória fotográfica baseada em reconhecer padrões. Eu acredito que isso é 100% igual em arte, se você treinar todo dia pra memorizar objetos e anatomia, você vai ficar muito bom e ganhar memória fotográfica nos assuntos que estudou.
Outras coisas que valem a pena estudar sobre memória:
Método zettelkasten
Active recall
Spaced repetition
Commonplace book
Deep work
Flow state
Rotating Focus
Só pesquise brevemente sobre essas coisas, é divertido eu juro.
3. Fundamentos
Aqui é onde a memorização para de ser a rainha, e vai pro plano de fundo. Algumas coisas merecem mais compreensão do que mera memorização. Essa é a dicotomia entre só decorar e entender, você pode decorar o formato de todos os músculos mas não entender como eles funcionam, e isso vai te gerar problemas pra desenhar anatomia.
O que você precisa fazer no caso de anatomia é passar um tempo com videos, talvez aqueles videos de anatomia 3d pra estudantes de medicina sabe?
Não existe um caminho garantido para entender os fundamentos, além de eu mandar você fazer suas próprias seções de estudo, ver onde você tem dificuldade e aprender.
Perspectiva é uma dessas coisas que você aprende intuitivamente ao invés de memorizar regras, anatomia também.
4. Prática deliberada
Isso é auto explicativo, uma hora por dia ou meia hora por dia você precisa desenhar de imaginação ou estudar desenho com imagens ou livros. Hoje de manhã eu coloquei um album do Kanye (Graduation) que tem mais ou menos uma hora, e estudei desenho com o Pinterest. Aproveite esse momento para ouvir aulas ou videos se quiser.
“Pratique até o que parece impossível” Marco Aurélio
Existe uma regra popular, dizendo que com dez mil horas de pratica deliberada você se torna expert em qualquer coisa (eu não sei se esse numero está certo). Mas deve ser bem próximo disso. Então comece a acumular horas no desenho, não precisa estudar da melhor forma ou nada do tipo. Apenas desenhe bastante.
5. Feedback contínuo
Se compare frequentemente a outros artistas, obviamente de forma positiva, pense sobre seus desenhos, refaça eles pra corrigir erros até ficar perfeito.
Ao desenhar algo de memória, veja uma imagem pra ver se acertou, se errou algo corrija até ficar perfeito.
É tipo fazer problemas de matemática até você parar de errar.
Se comparar a outros artistas vai te ajudar com input, e também a perceber suas fraquezas, você pode fazer master studies, estudar o desenho de artistas que estão acima do seu nível. A ideia aqui é sempre ver os erros e acertos.
6. Progressão de carga
Essa última deve ser a mais fácil de entender e a mais difícil de aplicar. Progressão de carga no levantamento de peso é o que faz uma pessoa ficar mais forte. A pessoa entra na academia, pega 10kg, na próxima semana ela faz com 12kg e etc.
Assim como a primeira regra foi roubada da comunidade de línguas essa foi roubada do exercício físico. Inclusive falando disso eu preciso voltar a treinar sério calistenia.
Progredir no desenho é sobre setar obstáculos cada vez maiores, assim você consegue melhorar sempre. Você sempre precisa ir um pouquinho além, sempre fazer algo mais difícil. Não desenhe pra ficar bom, desenhe coisas que você sabe que são complicadas.
Se você quer desenhar dragões mas acha difícil, desenhe dragões tipo agora. Não tem problema se você errar. Desenhe 1 dragão por dia, e vá estudando os fundamentos junto. Nunca deixe pra depois algo pela dificuldade. Na academia um peso pode te decapitar, mas no desenho nada vai acontecer.
Beijos Tiago.
Se você gostou desse texto, considere participar do Projeto Hierath:
Nesse link você pode checar meu curso, para aprender a desenhar de imaginação e tem alguns bônus de desenvolvimento pessoal. Much love
interessante que essas 6 coisas podem ser utilizadas para aprender literalmente qualquer coisa